quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Importância do ensino da Cultura Afro Descendente

A cultura Afro Descendente segundo a lei de n° 10.693/2003, deve ser ensinada em toda a rede de ensino seja ela pública ou privada, mas por que o ensino desta cultura se torna cada vez mais problemático e insatisfatório? É a partir desta indagação que surge a proposta do nosso projeto.
            Os dados estatísticos com que trabalha a sociedade e a forma como ela distribui renda e oportunidades já demonstram e apresentam o quanto o negro é discriminado. Ao se pensar a realidade educacional, o número de alunos negros nas Redes Públicas de Ensino Municipal e Estadual, em nosso país, constata-se o nível de desigualdade e exclusão social.
            A UNESCO toma a cultura como: “o conjunto de características espirituais e materiais, intelectuais e emocionais que definem um grupo social. (...) engloba modos de vida, os direitos fundamentais da pessoa, sistemas de valores, tradições e crenças.”, ou seja, é necessário que os professores saibam ensinar essa cultura e o mais importante, o professor só ensina o que conhece, portanto deve conhecer o diferente para respeitar e ensinar.
            A exclusão ainda é uma realidade de nossa sociedade, ainda não é possível dizer que a sociedade contemporânea adaptou-se as mudanças, ao respeito de uma cultura diferente da qual a lhe foi imposta como correta, como única. Durante longos anos de nossa educação básica, recebemos livros didáticos, com figuras de quilombos, de negros enfim, de uma cultura diferente da nossa que apenas nos diziam “devemos respeitar”, mas o porquê deste respeitar nunca era nos ensinado apenas nos prendíamos a livros didáticos e nada mais.
A escola, o professor, enfim a instituição escolar em que o aluno frequenta tem por obrigação mostrar ao mesmo que, não é somente na escola que ele poderá ter acesso ao ensino dessa cultura, fora de sala de aula também, a sociedade como um todo deve propor uns aos outros o ensino dessa cultura. O corpo docente ao longo do ano letivo, não deve apenas trabalhar o Dia da Consciência Negra, mas se preparar, buscando conhecimento, pois quando esse ensino é passado de forma inadequada ou distorcido, abre-se um leque para discussões desnecessárias e preconceituosas e o objetivo deste ensino é mostrar as diversidades e contribuições da cultura afro para a nossa sociedade, de maneira pacifica num processo de solidariedade, fraternidade e diálogo.
            Por fim, o professor como contribuinte direto e indireto, deve oferecer ao aluno a possibilidade de formar suas opiniões e conceitos, dando a ele base , estrutura emocional  e psicológica para tal atividade de forma ética sempre respeitando a moral de cada um.

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