quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Leitura e produção de textos: Perspectiva no ensino de português como segunda língua para surdos

           Condições para a realização da leitura Segundo Garcez existem algumas condições importantes para realização de uma leitura eficaz, são elas:

  Decodificação de símbolos;
  Seleção de idéias;
  Associação de informações anteriores;
  Elaboração de hipóteses;
  Construção de pressupostos;
  Controle de velocidade;
  Focalização e atenção;
  Avaliação do processo realizado;
  Relação entre leitura em português como segunda língua e LIBRAS A leitura deve ser uma das principais preocupações no ensino de português como segunda língua, pois constitui na etapa fundamental para a aprendizagem da escrita.
  O professor deve considerar a importância da língua de sinais como instrumento na ensino do português.
  A língua de sinais deve ser contemplada como a língua de instrução para qualquer disciplina , o que coloca o processo ensino/aprendizagem numa perspectiva bilíngue.
  Para que o surdo possa se apropriar do conhecimentos e tornar a leitura produtiva é importante que o professor esteja atendo a dois aspectos:
  1. Aspecto macroestrutural: que envolve gênero, tipologia, pragmática e semântica.
  2. Aspecto microestrutural: que envolve gramática e morfossintática.
  3. O processo de construção de um texto depende de conhecimento prévio, e para o surdo deve-se valer  de algumas estratégias:

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